domingo, 19 de junho de 2011

Orixá Xapanã

 De origem Jeje, é o deus da varíola, da peste, das doenças da pele e hoje em dia da Aids. xapana, tem duas   manifestações velho(sapatá) e jovem de um mesmo Orixá, chamado Xapanã. Suas cores são o vermelho e  preto, que veste sob capuz de palha-da-costa enfeitado com búzios. Seus colares são também de contas vermelha e preta   Dança portando um instrumento denominado Xaxará, espécie de cetro. Homenageado  Sua saudação é Abao! seu dia da semana é quarta feira.
Lenda: Houve uma festa e todos os Orixás estavam presentes. Menos xapana que ficara do lado de fora. Ogum pergunta por que o irmão não vem e Nanã responde que é por vergonha de suas feridas causadas pelas doenças. Ogum resolve ajudá-lo e o leva até a floresta onde tece para ele uma roupa de palha que lhe cobre o corpo todo. O filá! Mas a ajuda não dá muito certo, pois muitos viram o que Ogum fizera e continuavam a ter nojo de dançar com o jovem Orixá, menos Iansã, altiva e corajosa, dança com ele e com eles o vento de Iansã que levanta a palha e para espanto de todos, revela um homem lindo, sem defeito algum.
Todos os Orixás presentes, ficam estupefatos com aquela beleza, principalmente Oxum, que se enche de inveja, mas agora é tarde, xapana não quer mais dançar com ninguém.
Em recompensa pelo gesto de Iansã, xapana dá a ela o poder de também reinar sobre os mortos. Mas daquele dia em diante, xapana  declarou que somente dançaria sozinho!
Saudação:Abao!
Número: 09 e seus múltiplos
Cor: Vermelho e preto
Guia: vermelha e preta
Oferendas: pipoca, feijão torrado, amendoim torrado, milho torrado
Ferramentas: vassoura de guanchuma,de carqueja miuda, cachimbo, favas porongo, pimenta da costa e palha da costa.
Dia: Quarta-feira
Aves: Galo Osco vermelho e preto
Quatro-Pés: Cabrito Osco

Nenhum comentário:

Postar um comentário