quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Orixá Bará


BARÁ

Bará é nome do Orixá Exu, uma divindade cultuada no Batuquereligião afro-brasileira do Rio Grande do Sul.
Por várias características pertencentes aos homens, Bará se apresenta como o Orixá mais humano de todos os Deuses africanos
BARÁ É uma divindade criada e manifesta desde os tempos primordiais,ligado a forças energéticas, e como todos os demais orixás ,tem atribuições específicas .
É BARÁ quem estabelece a extensa rede de comunicação entre os seres humanos e a natureza divina que nos circunda.Está diretamente ligado e relacionado com as partículas atômicas,as cargas eletrônicas que o sangue se encarrega de distribuir.
Portanto, BARÁ atua como plasma sanguíneo, bioelétrico.
Na verdade Ele esta associado à vários tipos de radiações energéticas que formam complexos agrupamentos,que logo se auto-organizam como uma rede de forças uniformes,ou seja,uma coleção de partículas(elétrons,íons,partículas neutras)ligadas a produção de radiação e oscilação de caracteres diversos.
Desta forma ,o plasma biológico (BARÁ),permite estabelecer uma co-relação entre os processos internos do organismo e as condições externas do ambiente. Assim,o plasma pode ser definido como manifestação bioelétrica natural de todo o organismo vivo.
Ilustrando bem esta situação quanto a energia que envolve este orixá,temos uma frase muito usada no meio espiritualista,ou seja:-BARÁ está frio,ou BARÁ está quente.Por esta frase é bem simples entender como através da complexidade que é esta energia atuando de forma direta na VIDA.
Quando BARÁ está próximo,a esfera,a sua aura é avermelhada e sua pele,por mais frio que esteje a temperatura ambiente,estará quente.Respondendo facilmente ao 'toque',ou seja ao 'sacudimento'.
O chamado popular de sangue quente.
Quando ocorre a pessoa ter o afastamento desta energia ,quando esta desequilibrado ou rompido com o ser,a sua aura,a sua esfera vibracional,fica completamente azul.O sujeito passa a agir com absoluta emoção,acaba se perdendo e desorganizando a sua vida,já que informações de fora não chegam corretas e completas ao cérebro,da mesma maneira que as de dentro não atingem a consciência do todo.
A dualidade é uma realidade característica do universo.O equilibrio é mantido sob dois pólos.O homem por si só caracteriza-se por ser dual:CORPO e ESPÍRITO.
Esta dualidade muitas vezes cria controvérsia,e, temos com orixá BARÁ ,talvez a mais polêmica e controvertida energia.Dúvidas imputada pela distorção do conhecimento.Estímulo da imaginação visando manipular atravéz do medo usando má fé e principalmente a influência negativa por falta de conhecimento,bitolando as mentes das pessoas,incuntindo a maldade , o feio como oposto de uma nova criação mandatária e interesseira sendo o legado do bem,do belo,do divino.Pura ignorância .Mas por muito tempo BARÁ foi tido ,e o é ainda por muitos,como a personalização do demônio,do diabo.
Da mão ruim de deus?Não ,claro que não ,o demônio é simplesmente ruim e deus simplismente bom. Simples, não achas?
Mas não é verdade e chega as margens da grosseria.
BARÁ,não é demônio,muito menos a negação da bondade.
BARÁ é o elemento dialético do cosmo,está em todo local,é o >ser-força<,que esta em toda parte e pertence a todos os domínios existentes.
Esta energia esta diretamente associada e cumprindo o organograma estipulado por OLODUMARÉ,sendo ,mensageiro dos demais deuses,pois só ele pode dar movimento as coisas.No universo tudo esta em movimento,evolução.Tudo está ativo. Organizadamente ativo.E somente BARÁpode dar sequência
a evolução,pois somente ele pode transportar a mensagem do som que sai.
O fogo crescente que inicia seu caminho.
É importante frizar que os demais orixás , com suas responsabilidades em termos universal,tem também um BARÁ individualizado para servir de elemento de ligação entre o divino e os mortais.E mesmo assim BARÁ não perde sua individualidade, sua energia,muito ao contrario,ele absorve a energia a que esta vinculado e recomeça junto com a sua energia nova trajetória harmonizado com o todo,visando o cumprimento da regra do conjunto.NÃO IMPORTA QUEM FAÇA.TEM QUE SER FEITO.
BARÁ é o primeiro filho de IEMANJÁ.Originalmente era o sol nascente,o fogo serpentino,crescente,criador e também destruidor.
Cheio de vigor.Governa o fluxo de energia e a realização correta dos fenômenos naturais,mensageiro entre deuses e mortais,por este motivo tornou-se o senhor dos caminhos,trabalhador nas encruzilhadas,estradas,portas,porteiras,etc.
Fogo serpentino.Liberto e autônomo.Grande poder de construir e destruir. Mas não aceite o destruir como sinônimo de estragar,mas sim,uma necessidade de modificação buscando manter a evolução e o movimento.Incansável e muitas vezes com fortes contradições.
Orixá BARÁ tem o previlégio de receber todas as obrigações em primeiro lugar.É o mercador que move o mercado,os negócios.
Amigo dos prazeres da vida.Adora comer,beber,cantar,dançar, rir,fazer amor.Não o sexo convencional,mas o charmoso,cheio de milindres,agrados,bajulamentos.
Sempre muito alegre,animado,brincalhão,inteligente e vivo.
É dado a fiscalização,e,a ele pertence o conhecimento do caminho,dos bons e maus costumes.Sempre atento a inovações.
Pode realizar qualquer tarefa,quando solicitado,desde que ganhe algo em troca.Nesse particular convém salientar o que já foi colocado,ou seja,sempre serve-se ou agrada-se o BARÁ primeiro, pois como realçamos , Ele é o intermediário entre deuses e mortais ,se não for agradado não adianta pedir a outras entidades,pois ele simplesmente ficará olhando as súplicas e não entrará em ação.BARÁ é a ação.
Com suas polaridades e inversões,faz lembrar que OBALUAIÊ,com seu BARÁ ,seu princípio dinâmino do existir não é apenas morte e sofrimento,mas sim e principalmente transformação e vida.BARÁ e OBALUAIÊ encontran-se na pele.
Pela sua dinâmica,influência ,BARÁ é uma entidade muito sensível que só OLODUMARÉ pode controlar.Entidade ciúmenta.
Deixo aqui um alerta,pois acredito ser muito oportuno para todo aquele que deseja entrar na estrada da vida margeando a linha dos orixás:BARÁ é BOM,o que não é bom é a conduta e postura dos homens que desejam utilizar a energia dele para situações que alterem a evolução,principalmente utilizando sua carga negativa, saturada.Alerto para a lei primeira: a lei do karma,causa e efeito.
Caminhante na estrada da redenção,que nossa consciência seja completa e que nossa fé não seja cega.
É normal que cada orixá e não poderia ser diferente com BARÁ, repasse a seus filhos encarnados um pouco do seu ser.De seus cacuetes,faniquitos e logicamente suas virtudes.
Os filhos deste orixá apresentam algum sinal tipico físico, problemas com circulação,cardíacos,articulaçoes e sistema nervoso ,emotivos ao extremo,ciumentos.São sonhadores,gostam de liberdade mas não as dão.Vida curta e agitada.Amigos dos prazeres da vida adoram comer ,beber,mas muitas vezes quando bebem,tudo pode mudar,tornando-se mentirosos, briguentos, rabujentos,provocativos,insolentes,desordeiros,indesejáveis, mal educados,atrevidos,principalmente provocadores de situações embaraçosas ligados a infedelidade conjugal. Maldosos.Ciumentos.Mania de vigiar,estando sempre atento em tudo e em todos.Não gostam de estar sozinhos.Adoram ser o centro das atenções,de chamar a atenção,muitas vezes até criando situações de embaraços.
Os negócios são feitos quaze que instantaneamente,pois são volúveis e mudam com frequência de opiniões.Sentem atrações por lidarem com fracos e doentes.Solidários.São de estaturas medianas,não se amendrontam com doenças,futuro e situações difíceis.
Numa conversação ,dificilmente seu pensamento estará ligado ao assunto,esta sempre correndo na frente.
Temperamento explosivo e impulsivo.Amoroso, radical, sonhador, adorador das surpresas e diferenças.Apaixonado pelo sexo oposto, infiél mas preso a uma única pessoa.Prestativo,amante fantástico, manhoso,amável.
A SABER :
-come quatro pés > bode,cabrito
-come dois pés >galo,pombo,angolistas
-comidas secas>milho torrado,pipóca,batata inglesa assada,axoxó
-fruta>limão
-bebida>aguardente,dendê
-dia da semana>segunda-feira(sexta-feira p Bará Agelú)
-elemento>fogo
-ferramenta>foice,porrete de camboim,búzio,chaves,ponteira,corrente
-folha>mamona,arruda,cana
-símbolo>ogó,falo,chaves
-metal>bronze,prata
-saudação>alupô
-cor> vermelha
-número>7 e seus multiplos
-astro>lua
-conta>7
-temperamento>explosivo,impulsivo
-kizila>impotência,esterelidade,queimadura,doença circulatória e do fígado
-parte do corpo>plasma,articulações
-sincretismos>são Pedro,santo Antonio-
-mitologia>Hermes
-perfume>musk
-flor>cravo
-pedra>onix
-hora>00h,06hs,12hs,18hs
-signo>aquário
-funções>vigiar,comunicar,avisar,dar ciência de um fato,levar pedidos aos orixás e executar tarefas designadas pelos orixás.
-morada>estradas e encruzilhadas