sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Exú

Muito se fala a respeito dos Exus, mas pouco se entende. Tendo isto em vista, vamos tentar colocar em palavras mais simples a respeito dos mesmos.

Exus são espíritos que já encarnaram na terra.  Na sua maioria, tiveram em encarnações anteriores cometidos vários crimes ou viveram de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual, sendo assim estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade,  incorporando nos terreiros de Umbanda.


São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, crianças e caboclos, são servidores dos Orixás. 

Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas.  Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.   

Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e  etc. de seus consulentes.  Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhosCiganos, Baianos, etc), protegendo o terreiro  e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Exú é Mau?

Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar.


Exú é neutro, quem faz o mal são os médiuns que utilizam os Exús para fazerem trabalhos que prejudiquem outras pessoas.
Na verdade o mal ou o bem, como já afirmamos é produto da vontade e da evolução do próprio homem e Exu esta acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a evolução humana.

Os negros africanos em suas danças nas senzalas, nas quais os brancos achavam que eram a forma deles saudarem os santos, incorporavam alguns Exus, com seu brado e jeito maroto e extrovertido, assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que eles estavam possuídos por demônios.

Com o passar do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a Exu, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação era devido a demônios.
As cores de Exu, também reafirmaram os medos e fascinação que rondavam as pessoas mais sensíveis.

De um texto extraído do livro “ O Guardião da Meia- Noite” podemos ter uma idéia de quem é Exú:

“Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer por merecer.
Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um traidor.
Não castigo um inocente, mas não perdôo um culpado.
Não dou a um devedor, mas não tiro de um credor.
Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a perder quem quer salvar-se.
Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo quem quer matar-se.
Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem perder.
Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o poder do Senhor das Trevas.
Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas não culpo quem dele se afastar.
Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego ajuda a quem merecer. 
Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.
No meu reino eu mando e sei me comportar.
Não peço o impossível, mas dou o possível.Nem tudo que me pedem eu dou, mas nem tudo que dou é porque me pediram.Só respeito a Lei do Grande da Luz e das Trevas e nada mais.

Mas Então Quem É Exu?

Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral.

No Brasil, os Senhores conhecidos como Exus, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu.
Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.
Seu dia é a Segunda-feira, seu patrono é Santo Antônio, em cuja data comemorativa tem também sua comemoração. Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la tem as cores preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem. Completa a vestimenta o uso de cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em alguns casos.

A roupagem fluídica dos Exus varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização. Normalmente, em campos de batalhas, eles usam o uniforme adequado. Seu aspecto tem sempre a função de amedrontar e intimidar. Suas emanações vibratórias são pesadas, perturbadoras.

É claro que em determinados lugares, eles se apresentarão de maneira diversa. Em centros espíritas, podem aparecer como "guardas". Em caravanas espirituais, como lanceiros. Já foi verificado que alguns se apresentam de maneira fina: com ternos, chapéus, etc.
Eles têm grande capacidade de mudar a aparência, podem surgir como seres horrendos, animais grotescos, etc.

Às vezes temido, às vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo, assim é Exu.
Pomba gira, é uma entidade que atua na umbanda....suas raizes remontam ao mito de lilith da mulher que não se submete aos homens

******************************

Pomba Gira são as entidades mais polêmicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho. Muito se diz sobre estas entidades: que foram mulheres da vida e que ao morrer se transformaram, que são espíritos demoníacos, que pervertem a sexualidade das pessoas, afastam casais, aproximam, enfim, todo tipo de adjetivos tem sido dada a essas grandes guerreiras do mundo astral. O que escrevo aqui sobre elas, é baseado nos meus anos de observação e convívio com a entidade, e obviamente poderá não ser a opinião de outros sacerdotes ou médiuns.

O conceito que formei sobre quem são elas é simples: são seres do mundo astral, guerreiras tanto quanto Exú, que estão bem próximas de nossa esfera humana, algumas já se reencarnaram e outras não.  Ajuda a vencer obstáculos, a ser feliz no amor, vencer problemas de saúde de desarmonia conjugal, e muitas outras mazelas que as pessoas vinham trazer e buscar auxílio.

A Pomba-Gira se subdivide em uma enorme legião onde cada qual tem seu nome próprio, conforme sua área de atividade. Temos a linha das que pertencem às encruzilhadas como Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas, tendo a linha do cemitério liderada pela Pomba-Gira da Calunga, com sua legião. Temos a linha das ciganas, lideradas pela Pomba-Gira Cigana, a linha ligada aos locais ermos, sendo liderada pela Pomba-Gira, Maria Mulambo, entidade muito perigosa e poderosa nos casos de demanda, pois toda demanda entregue a ela dificilmente deixa de ter bom resultado. Com relação as suas manifestações nos médiuns, normalmente como mulheres, suas legiões podem adotar nomes femininos, como por exemplo: Pomba-Gira Rosa, mas pertencendo a esta ou aquela linha liderada pela chefe correspondente.

Não existem, conhecidos, filhos da entidade Pomba-Gira. Até alguns anos atrás se afirmava que ela não incorporava em filhos homens, mas hoje vemos muitos médiuns masculinos que incorporam alguma delas. É muito comentado que médiuns que as recebem acabam tendo suas vidas sexuais pervertidas, mas pela experiência do que assisti durante anos, essa perversão não existe, o que entra aqui em ação é o caráter do médium. Não conheci nestes anos todos nenhuma mulher que desencaminhou sua moral por culpa de sua Pomba-Gira, por inúmeras vezes, cheguei a presenciar as Pombas Giras aconselhando suas médiuns no bom caminho e no respeito a seus companheiros. Nunca vi também nenhum homem se transformar sexualmente por culpa das entidades, o que vi ocorrer foram mudanças vir à tona, mas já existentes no caráter do médium.

Uma coisa é muito certa, todo e qualquer problema que colocamos nas mãos de qualquer uma delas tem solução. Sua força é guerreira, sua vibração magnética é carregada de sensualidade e alegria, tanto que sua chegada nos médiuns é sempre alegre, solta e sensual. Exú tem ligação com a força sexual criativa, e a Pomba Gira por sua vez com a circulação dessa energia criativa existente na vida e no Universo. Lamentavelmente sua reputação se tornou péssima devido a erros de incorporação dos próprios médiuns, que por falta de instrução de seus Babalorixas ou por deturpações pessoais as transformaram em seres com fama de depravadas, libidinosas e cruéis.

Suas oferendas são inúmeras, sempre acompanhadas de champagne, de boa qualidade, bons vinhos, bebidas fortes como o gim ou a pinga. A ela oferecemos charutos e cigarros de boa qualidade, flores vermelhas, sempre em numero impar, farofas de dendê, mel, de licor de anis (uma de suas bebidas preferidas), espelhos, enfeites, jóias, bijuterias de boa qualidade, anéis, batons, perfumes, enfim todo o aparato que toda mulher gosta e preza.

Seus locais para oferenda são variados, conforme expliquei acima, tudo depende de qual delas esta sendo chamada para seus pedidos. Suas cores predominantes são o preto e o vermelho, seus colares também, suas indumentárias as saias rodadas pretas e vermelhas, blusas de brocado e muitos enfeites.

O importante ao invocá-las é sempre lembrar que, são entidades complexas de personalidade forte, e que nunca perdoam uma falta de palavra dada. O importante também é não invocá-las para trazer prejuízo a outrem, porque elas farão com certeza, mas a dívida kármica adquirida ficará por conta de quem pediu.

Contam as lendas que podemos senti-las à noite pelas ruas, perfumadas e enfeitadas, percorrendo os caminhos dos seres humanos, os lugares ermos, os lugares movimentados, os locais onde tenham música e alegria.

Quanto ao seu aspecto sensual, faz parte de sua polaridade, não querendo significar com isso depravação ou perversão. Como disse atrás até hoje não conheci nenhuma mulher que tenha deixado de ser honesta por culpa de qualquer uma delas.

Se nossas amigas do invisível, quando encarnadas, foram mulheres honestas ou não, creio não ser de nossa competência avaliar isso, pois usando de uma frase vulgar, mas sabia, os caminhos de Deus são desconhecidos. O importante é que elas existem com certeza, e isto presenciei, assisti e convivi, e as tenho hoje como minhas lindas amigas guardiãs que me ajudam no meu trabalho auxiliando meu próximo.

A elas o meu respeito e minha admiração, por seu carinho em socorrer a nos seres aqui encarnados.

Mitologia

A FACE DE DEUSA DO AMOR DAS POMBAGIRAS, NOS REMETE À DEUSA DA MITOLOGIA

GREGA, AFRODITE.

ERA A DEUSA DA BELEZA, DA PAIXÃO SENSUAL, DA FERTILIDADE E DO DESEJO.

AFRODITE POSSUÍA UM CINTURÃO MÁGICO DE GRANDE PODER SEDUTOR E OS EFEI-

TOS DE SUA PAIXÃO ERAM IRRESISTÍVEIS.

ERA CULTUADA POR AMANTES, QUE RECORRIAM A ELA PARA CONQUISTAS AMORO-

SAS.

SUAS FESTAS ERAM CHAMADAS DE AFRODISÍACAS E ERAM CELEBRADAS POR TODA

A GRÉCIA.

SEUS SÍMBOLO SÃOA POMBA, A ROMÃ, O CISNE E A MURTA.

É ASSOCIADA COM AS DEUSAS FREYA ( MITOLOGIA NÓRDICA ), VÊNUS ( MITOLOGIA

ROMANA ).

COM O PASSAR DO TEMPO E COM A SUBSTITUIÇÃO DA RELIGIOSIDADE MATRIARCAL

PARA A PATRIARCAL, AFRODITE PASSOU A SER VISTA COMO UMA DEUSA FRÍVOLA E

PROMÍSCUA, COMO RESULTADO DE SUA SEXUALIDADE LIBERAL.

PARTE DESSA CONDENAÇÃO A SEU COMPORTAMENTO VEIO DO MEDO HUMANO

FRENTE À NATUREZA INCONTROLÁVEL DOS ASPECTOS REGIDOS PELA DEUSA DO
A FACE DE DEUSA DO AMOR DAS POMBAGIRAS, NOS REMETE À DEUSA DA MITOLOGIA

GREGA, AFRODITE.

ERA A DEUSA DA BELEZA, DA PAIXÃO SENSUAL, DA FERTILIDADE E DO DESEJO.

AFRODITE POSSUÍA UM CINTURÃO MÁGICO DE GRANDE PODER SEDUTOR E OS EFEI-

TOS DE SUA PAIXÃO ERAM IRRESISTÍVEIS.

ERA CULTUADA POR AMANTES, QUE RECORRIAM A ELA PARA CONQUISTAS AMORO-

SAS.

SUAS FESTAS ERAM CHAMADAS DE AFRODISÍACAS E ERAM CELEBRADAS POR TODA

A GRÉCIA.

SEUS SÍMBOLO SÃOA POMBA, A ROMÃ, O CISNE E A MURTA.

É ASSOCIADA COM AS DEUSAS FREYA ( MITOLOGIA NÓRDICA ), VÊNUS ( MITOLOGIA

ROMANA ).

COM O PASSAR DO TEMPO E COM A SUBSTITUIÇÃO DA RELIGIOSIDADE MATRIARCAL

PARA A PATRIARCAL, AFRODITE PASSOU A SER VISTA COMO UMA DEUSA FRÍVOLA E

PROMÍSCUA, COMO RESULTADO DE SUA SEXUALIDADE LIBERAL.

PARTE DESSA CONDENAÇÃO A SEU COMPORTAMENTO VEIO DO MEDO HUMANO

FRENTE À NATUREZA INCONTROLÁVEL DOS ASPECTOS REGIDOS PELA DEUSA DO

AMOR .
AMO

Encruzilhadas


A simbologia da Encruzilhada, associada muitas vezes à cruz cristã, tem significados muito anteriores ao cristianismo. Mesmo porque entendamos que a encruzilhada é formada de quatro linhas ou braços iguais, e neste caso, como chamamos encruzilhada aberta, o ponto de força máxima está exatamente no centro da mesma e não em uma das linhas. Sua verticalidade está associada ao sagrado e espiritual, enquanto sua horizontalidade ao profano ou mundano.
O centro é o ponto de equilíbrio simbólico  e ligação entre os dois mundos, o cruzamento de forças.


A Encruzilhada ordena o espaço. E  como ponto simbólico que delimita o espaço sagrado e o espaço profano, tornou-se o local eleito há milhares de anos, para a "comunicação" entre os dois mundos. É onde simbolicamente o destino ou as escolhas se realizam, os caminhos traçados são percorridos, as travessias são feitas e os encontros acontecem. Daí a importância da "Função Encruzilhada".

Pirâmides, menires e estátuas foram erguidos em Encruzilhadas em diversas civilizações  indicando desde muito remotamente sua função de "Portal".

Outro aspecto interessante da Encruzilhada é o fator surpresa, quando viro uma esquina , não sei exatamente o que ou quem posso encontrar.
Quais pessoas e fatos irão cruzar o meu caminho?

A relação entre  encruzilhadas e evocação de entidades está presente em muitas religiões pré-cristãs em todo o mundo. Tanto para o bem, quanto para o mal.

As Encruzilhadas consagradas às forças Femininas
A Encruzilhada é um "ponto de força" e um "campo de atuação" de Pombas Giras e Exús. Como ponto de força ou portal, é usada por guardiões de diversas funções e falanges. Com o campo de atuação é usada por guardiões que usam a complementação nominal "Da Encruzilhada".

A encruzilhada em forma pé de galinha era a encruzilhada ideal para as entregas de oferendas às divindades femininas consideradas triplas. Até hoje utilizadas em cultos pagãos e também para entregas às Pombas Giras, quando solicitadas pelas mesmas. Essas encruzilhadas  representam as três faces da deusa: jovem donzela, mulher madura e mulher anciã. São as mais raras e as mais indicadas para rituais de entregas de oferendas às entidades femininas.
(note-se a semelhança com a cruz de Nero, se for invertida, mas completamente diferente em significado)


Em um bosque ou campina, pode ser simulada através de desenhos, recortes ou caminhos traçados. O que ocorre em muitos cultos pagãos. Sendo também presentes em pontos riscados de Pombas Giras, especialmente as
"Da Encruzilhada".

Com a urbanização e organização das cidades, as encruzilhadas trívias e em Y foram desaparecendo e surgindo mais encruzilhadas em forma de cruz e as em forma de T. Sendo que as últimas foram associadas ao feminino enquanto as primeiras, ao masculino.

Encruzilhada em Y
Encruzilhadas (abrangendo:  7 Encruzilhadas,  7 Portais, Meia Noite, Cabaré, Lira, Porto, Cais, 7 Véus, 7 Caminhos, Gira Mundo, Navalha, 7 Chaves, 7 Cadeados,  7 Capas, etc)

Cemitério / Calunga (Cruzeiro, Cruzeiro das Almas, Cruzeiro do Cemitério, 7 Cruzeiros, 7 Catacumbas, 7 Covas, Caveiras, Almas, 7 Punhais, Lodo, Lixo, Lixeira, 7 facas, 7 Porteiras, 7 Calungas, 7 Rosas, Quebra Ossos, etc )


Sítios da natureza ( Praia, Figueira, 7 Figueiras, 7 Figas, Campina,  Das Rosas, 7 Ondas, 7 Luas, 7 Véus, Lodo, Lixeira, Matas, Feiticeira, 7 Coroas, etc)Concluímos que a Encruzilhada é um espaço sagrado em diversas religiões e assume na Umbanda, especialmente na Quimbanda um campo de força e atuação dos mais importantes. As encruzilhadas possuem seus guardiões locais, bem como outros campos de força.
Independente da forma espacial da encruzilhada (Cruz aberta, Cruz fechada, T, Y, ou pé de galinha), Exús e Pombas Giras estão presentes. A preferência pela entrega ou trabalho depende da intenção da entidade e do objetivo do consulente.

Exús

Muito se fala a respeito dos Exus, mas pouco se entende. Tendo isto em vista, vamos tentar colocar em palavras mais simples a respeito dos mesmos.

Exus são espíritos que já encarnaram na terra.  Na sua maioria, tiveram em encarnações anteriores cometidos vários crimes ou viveram de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual, sendo assim estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade,  incorporando nos terreiros de Umbanda.


São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, crianças e caboclos, são servidores dos Orixás. 

Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas.  Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.   

Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e  etc. de seus consulentes.  Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhosCiganos, Baianos, etc), protegendo o terreiro  e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Exú é Mau?

Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar.


Exú é neutro, quem faz o mal são os médiuns que utilizam os Exús para fazerem trabalhos que prejudiquem outras pessoas.
Na verdade o mal ou o bem, como já afirmamos é produto da vontade e da evolução do próprio homem e Exu esta acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a evolução humana.

Os negros africanos em suas danças nas senzalas, nas quais os brancos achavam que eram a forma deles saudarem os santos, incorporavam alguns Exus, com seu brado e jeito maroto e extrovertido, assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que eles estavam possuídos por demônios.

Com o passar do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a Exu, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação era devido a demônios.
As cores de Exu, também reafirmaram os medos e fascinação que rondavam as pessoas mais sensíveis.

De um texto extraído do livro “ O Guardião da Meia- Noite” podemos ter uma idéia de quem é Exú:

“Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer por merecer.
Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um traidor.
Não castigo um inocente, mas não perdôo um culpado.
Não dou a um devedor, mas não tiro de um credor.
Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a perder quem quer salvar-se.
Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo quem quer matar-se.
Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem perder.
Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o poder do Senhor das Trevas.
Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas não culpo quem dele se afastar.
Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego ajuda a quem merecer. 
Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.
No meu reino eu mando e sei me comportar.
Não peço o impossível, mas dou o possível.Nem tudo que me pedem eu dou, mas nem tudo que dou é porque me pediram.Só respeito a Lei do Grande da Luz e das Trevas e nada mais.

Mas Então Quem É Exu?

Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral.

No Brasil, os Senhores conhecidos como Exus, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu.
Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.
Seu dia é a Segunda-feira, seu patrono é Santo Antônio, em cuja data comemorativa tem também sua comemoração. Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la tem as cores preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem. Completa a vestimenta o uso de cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em alguns casos.

A roupagem fluídica dos Exus varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização. Normalmente, em campos de batalhas, eles usam o uniforme adequado. Seu aspecto tem sempre a função de amedrontar e intimidar. Suas emanações vibratórias são pesadas, perturbadoras.

É claro que em determinados lugares, eles se apresentarão de maneira diversa. Em centros espíritas, podem aparecer como "guardas". Em caravanas espirituais, como lanceiros. Já foi verificado que alguns se apresentam de maneira fina: com ternos, chapéus, etc.
Eles têm grande capacidade de mudar a aparência, podem surgir como seres horrendos, animais grotescos, etc.

Às vezes temido, às vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo, assim é Exu.