sexta-feira, 13 de julho de 2012

Exús Mirins


Exús Mirins são uma falange de espíritos crianças,que assim como os senhores Exús adultos são Guardião de grande importância em todos os terreiros de Umbanda,tendo um poder de cura de males físicos e de resolverem problemas de seus consulentes,desde que tratados com o merecido respeito como senhores Exús que são.
Apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas,extrovertidas.rebeldes,agitados,ariscos e desconfiados de inicio mas se tratados com respeito demostram grande fidelidade aos trabalhos do Exú Guardião chefe que os acolhe,podendo inclusive sendo eles próprios dirigentes de uma casa,embora muitos descordam dessa possibilidade,mas são Exús como os outros,apenas pouco cultuados por serem seus rituais,pontos cantados e riscados,comidas,conhecimentos e sabedoria desconhecidos,por serem raras suas incorporações em médiuns,mas trabalham com grande energia e poder.
Os Mirins são grandes trabalhadores do astral. Possuem grande conhecimento de magia e manipulam com maestria os elementais. São freqüentemente enviados,pelos Exus, aos submundos do astral como espiões. Sua sagacidade, rapidez e coragem fazem com que possam se infiltrar nas zonas inferiores sem serem percebidos. Quando enviados em missão desagregam e neutralizam trabalhos de baixa magia com a mesma facilidade que plasmam campos de força para a proteção de terreiros ou outros lugares sob a proteção dos Exus. Como quase não trabalham atuando em um médium ,quando chegam nos terreiros demonstram certos hábitos adquiridos no astral, como esconder ou camuflar o rosto. Costume adquirido por frequentemente estarem infiltrados entre os espíritos da baixa espiritualidade. 
 Trazem no ponto riscado: Os símbolos mágicos condizentes com a linha que trabalham. Os sinais cabalísticos identificam a falange a qual pertencem, o guardião a quem obedecem e o Orixá a quem estão ligados por afinidade .Recebem o "Nome de Guerra" de acordo com sua falange ou com o elemento natural que representam. Assim temos Exus Mirins do fogo, da terra, da água e do ar.
Alguns nomes de Exús Mirins:
Exu Lalu- Ligado ao Exu Sete-Encruzilhadas- Negativo de Oxalá
Exu Lodinho- Ligado com Pomba-Gira- Negativo de Iemanjá
Exu Mirim- Ligado a Exu Tiriri- Negativo de Cosme e Damião
Exu Toquinho- Ligado com Exu Marabô- Negativo de Oxossí
Exu Veludinho da Meia-Noite-Ligado com Exu Tranca-Ruas- Negativo de Ogum
Exu Calunguinha- Ligado com Exu Caveira- Negativo de Abaluaye
Exu Brasinha- Ligado com Exu Gira-Mundo- Negativo de Xangô
Outros Exus Mirins: Exu Malandrinho, Exu Caveirinha, Exu Joãzinho do cemitério, Exu Mariazinha da calunga, Exu Foguinho, Exu Pedrinho da Encruzilhada, Exu Tridentinho, Exu Pimentinha, Exu Porteirinha, Exu Espadinha, Exu Covinha, Exu Cruzinha,Exú Labareda,Exú Faísca,Exú Fagulha,Exú Pó de Terra,Exú Toco de Osso,Exú Maria Caveirinha,Exú Corisco,Exú Barinha,Exú Fumaça,Exú Trovoada,entre muitos outros.

Gostam de receber  suas oferendas em praças(que tenham brinquedos),encruzilhadas(abertas e fechadas),prais,matas,calunga,pedreiras,dependendo da falange que trabalham.
Podem em suas incorporações apresentar-se crianças ou adultos,dependendo da forma que forem ordenados por seus chefes de falange.


Uma história de encarnação de Exú Brasinha
Contam alguns que exú brasinha foi um moleque muito arteiro, viveu no brasil colônia e sofreu abusos sexuais, bem como outros abusos de tortura, coisa considerada natural praticar contra os escravos, sendo que os feitores e senhores de engenho julgavam que os negros não tinham alma;Algo errado em julgamento.

Exú brasinha recebe esse nome pois ao tentar se rebelar contra o feitor foi preso por este, torturado e queimado, sendo que passou por dores imensas dentro da senzala e desencarnou por conta da infecção causada pelas feridas e queimaduras;

Tem um enorme domínio sobre o elemento fogo,usando-o em seu favor em seus objetivos.



 Os Mirins vêm resistindo bravamente ao preconceito e descaso com que são tratados, mas não deixam de cumprir o seu papel de "Pequenos Soldados da Lei". Vencendo demanda para filho de fé. Até por aqueles que olham com desprezo e desconfiança os pequeninos Exus trabalhando no terreiro. Para esses, Mirim deixa um recado: "Sou a escuridão da luz e a luz da escuridão. Sou o reflexo da tua alma. Fogo,terra,água e ar. Magia de redenção e perdição. Sou ambíguo. Exu. O menor de todos. Pequenino em minha grandeza. Apenas MIRIM!


2 comentários:

  1. NÃO ENTENDO PORQUE LI EM OUTRO SAIT QUE OS EXU MIRIM NUNCA ENCARNARAM QUE ELES SÃO SERES ENCANTADOS ,AGORA LI A HISTORIA ACIMA DO EXU BRASINHA QUE JÁ DIZ QUE ELE VIVEU SIM,FIQUEI EM DUVIDA ?VIVERAM OU NÃO E SE VIVERAM GOSTARIA MUITO DE CONHECER A HISTORIA DO EXU CAVERINHA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana o meu Exu mirim me contou como foi a vida dele encarnado, o da casa onde frequento tb contou. Então até onde eu conheço tem sim. Mas pode ocorrer como nos Eres, que tem encantados e slgunsxespiritis que já tiverem encarnações e receberam a missão de trabalhar na Linha dos eres.

      Excluir